Bem vindo ao site de contabilidade da D’Atas Contabilidade

Área do Cliente

Área do administrador

Brasil é um dos 10 piores países do mundo para os trabalhadores

Um novo estudo apresentado pela Confederação Sindical Internacional – CSI mostra que os descumprimentos aos direitos trabalhistas alcançaram um nível recorde no mundo entre abril de 2021 e março de 2022.

Um novo estudo apresentado pela Confederação Sindical Internacional – CSI mostra que os descumprimentos aos direitos trabalhistas alcançaram um nível recorde no mundo entre abril de 2021 e março de 2022. Entre os piores países do ranking, destaque para o Brasil, que juntamente com Bangladesh, Belarus, Colômbia, Egito, Essuatíni, Filipinas, Guatemala, Mianmar e Turquia, são as 10 piores nações para os trabalhadores.

A informação é proveniente da 9ª edição do Índice Global dos Direitos, a qual cobriu 148 países . Segundo o ranking, em 50 deles os trabalhadores foram submetidos à violência física, ante 45 no ano anterior.

De acordo com a pesquisa, no Brasil a situação vem se deteriorando após a reforma trabalhista – Lei nº 13.467/2017 , “já que empregadores e autoridades violaram regularmente seus direitos coletivos básicos”.

Desde a adoção dessa legislação, na visão da CSI, “todo o sistema de negociação coletiva entrou em colapso no Brasil, com uma redução drástica de 45% no número de acordos coletivos celebrados… A força de trabalho, especialmente no setor da saúde e na indústria de carnes, teve que enfrentar as duras consequências da má gestão da pandemia de coronavírus pelo presidente [Jair] Bolsonaro, com a deterioração de suas condições de trabalho e o enfraquecimento das medidas de saúde e segurança”, afirmou.

Nas palavras da secretária-geral da CSI, Sharan Burrow, a conclusão é que “mulheres e homens trabalhadores estão vivendo na linha de frente com as repercussões de vários aspectos da crise: níveis históricos de desigualdade, a emergência climática, a perda de vidas e meios de subsistência devido à pandemia e o impacto devastador dos conflitos”.

Da Redação do Portal Dedução