Bem vindo ao site de contabilidade da D’Atas Contabilidade

Área do Cliente

Área do administrador

INSS anuncia agilidade no pagamento de benefícios deferidos após recurso, especialista alerta sobre outras pendências críticas

O INSS, anunciou recentemente que irá facilitar a concessão de benefícios para segurados que tiveram recursos favoráveis, acelerando o pagamento desses benefícios sem a necessidade de novo agendamento

Autor: Dr. Márcio CoelhoFonte: De Assessoria de Imprensa

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), anunciou recentemente que irá facilitar a concessão de benefícios para segurados que tiveram recursos favoráveis, acelerando o pagamento desses benefícios sem a necessidade de novo agendamento ou protocolo. A medida visa desafogar uma fila que já ultrapassa um milhão de pedidos em atraso e, segundo o advogado especialista em Direito Trabalhista e Previdenciário, Dr. Márcio Coelho, é um passo positivo, embora ainda tímido frente aos desafios enfrentados pelo órgão.

"O INSS passa por um momento delicado, com vários problemas sérios batendo à sua porta. O maior deles refere-se aos descontos indevidos que aposentados e pensionistas sofreram, fruto de uma fraude que abalou todo o sistema previdenciário", destaca o especialista.

Dr. Márcio lembra que o prazo para que os aposentados e pensionistas solicitem a devolução desses descontos indevidos termina no dia 21 de julho. "Nossa recomendação é que, além de entrarem com o pedido administrativo, o façam também na esfera judicial, já que remanescem incertezas quanto ao critério de cálculo que o INSS adotará para o pagamento. Por isso, é fundamental buscar respaldo jurídico desde já", orienta.

Sobre a nova medida que visa acelerar a liberação de benefícios após decisões favoráveis em recursos, o advogado afirma: "É sem dúvida um passo na direção certa, entre os muitos que o INSS ainda tem que dar para restabelecer a confiança no sistema e garantir o direito dos segurados".

A recomendação do especialista é clara: segurados que enfrentam problemas com o INSS, seja por atrasos, seja por descontos indevidos, devem buscar orientação jurídica para garantir seus direitos e evitar novos prejuízos.